terça-feira, 16 de junho de 2009

Quando Nietzsch chorou


O livro da vez é "Quando Nietzsche chorou".
A cada pagina que lia sobre tal ficava mais impressionado com as ideias fora de época que ele tinha, coisas de outro tempo sem duvidas ele era um homem do século XXI preso a uma época remota (passa-se na Viena do século XIX) Com as ideias dele (muitas dadas como "irreais" ate hoje) absorvi conhecimento, reflexão e ate mesmo conforto (aqueles que estão nas mesmas duvidas). Aqueles que ainda não possuem um exemplar, digo e garanto-lhes que não iram se arrepender, muitas das palavras ditas por Nietzsche ficaram guardadas em mim para todo o meu sempre.
Entre muitos, diria inúmeros trechos do livro que gostei fica uns dos mais marcantes a meu ver :

-"Não ensino, Josef, que se deve "suportar" a morte ou "aceitá-la". Isso seria trair a vida. Eis minha lição - Morra no momento certo!.... Viva enquanto VIVER!....Caso não se viva no tempo certo, então nunca se conseguirá morrer no momento certo."
-Pergunte a si mesmo, Josef, você consumiu a sua vida? Você viveu a sua vida? Ou foi VIVIDO por ela? ESCOLHEU-A ou ela escolheu
vocÊ? Amou-a? ou a lamentou? Eis o que quero dizer quando pergunto se consumiu a sua vida...Não ficar impotente lamentando a vida que nunca viveu... esta é a causa da sua angústia e frustração"

Um comentário:

Luciana Sampaio disse...

Que bom que tenha gostado, por um instante não me senti como uma voz no deserto :)